Alan Bahia, o volante itabunense que é ídolo do Atlético Paranaense e que era mestre das paradinhas

  Boa tarde! Mais uma vez, aqui estou eu.

  Fiz a postagem sobre Gerson Sodré, e eu percebi que faltava falar de um volantão. Devido a isso, encontrei o Alan Bahia, que jogou muita bola no Atlético Paranaense. Depois desta aqui, irei falar de um itabunense que é idolo de um clube da Europa, e depois, de um itajuipense que foi ídolo do Vitória.

  Comecemos com a introdução, como sempre.


1) Quem foi Alan Bahia?


  Alan Pereira Costa, mais conhecido como Alan Bahia, é um ex-futebolista brasileiro e ex-auxiliar técnico, nascido em 14 de janeiro de 1983, em Itabuna. Apesar de ter nascido em Itabuna, viveu toda a 
sua adolescência no Paraná, para poder jogar futebol nas categorias.



2) O início de Alan nas categorias de base do futebol paranaense

  Iniciou no mundo do futebol nas categorias de base do PSTC, de Cornélio Procópio, no Paraná, sendo membro das categorias de base do clube de 1995 até 1997, até chamar a atenção do Atlético Paranaense. Foi para as categorias de base do clube aos 14 anos, em 1997, e ficou lá até 2001, mesmo ano do título brasileiro do Atlético. Se profissionalizou no mesmo ano.


3) O surgimento de um ídolo


  Não demorou muito para ter cada vez mais e mais destaque no time, sendo vice campeão brasileiro em 2004 para o Santos e vice campeão sulamericano em 2005 para o São Paulo, sendo titular do time. Infelizmente, em 2007, se envolveu num acidente de carro que resultou na morte do meia-atacante Alex Miranda, após bater contra um poste. Alex Miranda, segundo informações de terceiros, estava sem cinto de segurança e morreu imediatamente.



4) Seu ápice em 2008 e o início de seu declínio


  Apesar do time não ter ido tão bem assim coletivamente, Alan Bahia jogou muito individualmente em 2008. Ajudou o Atlético Paranaense a não cair de divisão, sendo o artilheiro do time no Brasileirão com 13 gols, cujo número é muito alto para um volante, com destaque para o gol de pênalti com direito a uma paradinha pornográfica contra o goleiro Bruno na vitória por 5 a 3 sobre o Flamengo na Arena da Baixada. Alan, inclusive, é conhecido por ser um dos primeiros praticantes da paradinha no futebol brasileiro.

  Mesmo com este desempenho todo, em 6 de janeiro de 2009 o Atlético Paranaense o emprestou para o Vissel Kobe, do Japão, até o final do ano. Este seria o declínio total da carreira de Alan, que jogaria somente 11 partidas pelo clube japonês. Voltou para o Atlético Paranaense em 2010, ficando até a metade do ano e indo para o Al-Khor do Catar, novamente por empréstimo. No clube do Oriente Médio, não conseguiu jogar, e em 2011, ele é emprestado no meio do ano para disputar a Serie B pelo Goiás, jogando 21 partidas e marcando 3 gols na Serie B de 2011. Foi este ano em que o Atlético Paranaense foi rebaixado com uma campanha decepcionante na Serie A.

  Voltou para Paraná em março de 2012, completando 350 partidas com o clube atleticano em um jogo válido pela Copa do Brasil daquele mesmo ano, porém seria emprestado em agosto daquele mesmo ano para o América de Natal, onde só disputou 12 jogos. Foi dispensado do time após insatisfação, e foi vendido para o Rio Verde em 2013. É o jogador do Atlético Paranaense com mais jogos na história do Campeonato Brasileiro, com 188 jogos.

  No Atlético Paranaense, de 2001 até 2012, jogou 354 partidas e marcou 51 gols, tendo como sua única conquista o Campeonato Paranaense de 2005. Sua passagem pelo Rio Verde não foi nada demais, só 17 partidas e 1 gol marcado. Depois disso, teve outras passagens por XV de Piracicaba, Treze, Mamoré, Paulista, Rio Negro, Nacional-AM e Vitória da Conquista, se aposentando no mesmo em 2018 aos 35 anos.



5) Sua pós-aposentadoria


  Após sua aposentadoria, virou auxiliar técnico de Aderbal Lana, que na época comandava o Nacional-AM, seu ex-clube. Tempo depois, em 2021, virou técnico do Doce Mel, clube da cidade de Cruz das Almas que estava jogando o Baianão. Não durou muito tempo no cargo, e logo depois foi embora.


  Não sei vocês, mas eu teria ele no meu time... Rsrsrsrsrs

  

Comentários

Postagens mais visitadas