Sammir: O pé de rato itabunense que brilhou no Dinamo Zagreb
Boa tarde. Este é meu último blog falando de um jogador itabunense, pois não tem nenhum outro que teve destaque em algum outro lugar. Dessa vez eu vou falar de Sammir, que nasceu em Itabuna e que se naturalizou croata.
Sem muita conversa, vou introduzi-lo.
1) Quem é Sammir?
Jorge Sammir Cruz Campos, mais conhecido como Sammir, é um futebolista brasileiro com nacionalidade croata nascido no dia 23 de abril de 1987, em Itabuna. Joga de meia, porém está atualmente sem clube.
2) Um início fracassado
Assim como Alan Bahia, Sammir foi embora de Itabuna para jogar bola aos 11 anos, em 1998, fazendo parte das categorias de base do Atlético Mineiro. Em 2001, se transferiu para jogar nas categorias de base do Atlético Paranaense, que naquele mesmo ano, teria Alan Bahia em seu time principal. Entrou para o time profissional em 2004, mas não jogou nenhuma partida e foi emprestado ao Ferroviária. Seu empréstimo ao Ferroviária também falhou, e foi emprestado naquele mesmo ano para o Paulista de Jundiaí, que havia sido campeão da Copa do Brasil em 2005 e disputou a Libertadores de 2006, jogando somente 1 partida pelo clube, no empate por 0 a 0 contra o Libertad em casa, onde ele jogou de titular. Neste meio tempo, fez parte da seleção brasileira Sub-17 e 18.
Ainda no ano de 2006, foi emprestado para o Venda Nova, do Espirito Santo, porém foi imediatamente emprestado para o São Caetano depois, ficando somente dois meses no time. Ainda em 2006, foi emprestado para o Dinamo Zagreb para poder disputar o final da temporada 2006-07, marcando 1 gol e 2 assistências em 15 jogos.
3) Pereba no Brasil, craque na Croácia
Mesmo não sendo um jogador promissor, o Dinamo Zagreb o comprou por mais ou menos 1 milhão e 400 mil euros, segundo a mídia. Em sua primeira temporada ele não surpreendeu, jogando 38 partidas e marcando 5 gols, dando 3 assistências. Na segunda temporada, após a saída de Luka Modric para o Tottenham, ele assumiu a 10 do time. O clube croata foi campeão da Liga Croata e da Copa Croata, com Sammir marcando 8 gols e 10 assistências em 32 jogos pela liga nacional e sendo o líder de assistências da competição. Na temporada total, marcou 12 gols em 48 jogos. Na temporada 2009-10, o clube foi campeão da liga novamente, e Sammir marcou 5 gols e 5 assistências em 26 jogos, sendo eleito o melhor jogador da liga naquela temporada.
Na temporada 2010-11, o clube foi novamente campeão da liga e da copa croata, com Sammir marcando 10 gols e 7 assistências em 22 jogos pela liga nacional. Naquela temporada ao todo, ele marcou 19 gols em 40 jogos, chamando a atenção de clubes europeus. Na temporada 2011-12, conquistando novamente a liga e a copa, marcou 5 gols e 7 assistências em 21 jogos pela liga, terminando a temporada com 8 gols em 38 jogos e sendo eleito novamente o melhor jogador da competição. A temporada 2012-13 seria boa, sendo novamente campeão nacional e marcando 13 gols e 9 assistências em 28 jogos, sendo eleito pela terceira e última vez como o melhor jogador do campeonato croata, fechando aquela temporada com 13 gols em 40 jogos. Foi a partir daí, porém, que sua carreira começou a ir ladeira abaixo...
4) O declínio de Sammir e sua presença na Copa do Mundo de 2014
A temporada 2013-14 de Sammir seria uma total decepção. Foi vendido no meio da temporada para o Getafe, da Espanha, para disputar a LaLiga, deixando o clube croata tendo jogado 261 partidas e marcado 64 gols. Não vingou no Getafe, sendo reserva e dando somente 1 assistência em 9 jogos, jogando 22 partidas ao todo naquela temporada tendo dado 6 assistências, sendo 5 delas em 13 jogos pelo Dinamo. Mesmo assim, foi convocado para jogar a Copa do Mundo de 2014 com a seleção croata, sendo titular somente nos 4 a 0 contra Camarões, vendo a Croácia não passar da fase de grupos após perder para o México no terceiro jogo por 3 a 1. Depois daquilo, nunca mais foi convocado para defender a seleção croata, atuando somente 7 vezes de 2012 até 2014.
Sendo assim, voltou a ser um jogador pé de rato. Não chegou a terminar a temporada 2014-15 pelo Getafe, jogando 26 partidas pelo clube e marcando somente 1 gol e 4 assistências. Foi vendido para o Jiangsu Suning em 27 de fevereiro de 2015. Foi emprestado para o Hangzhou Greentown em 15 de julho de 2016, e ao todo no futebol chinês ele jogou 62 partidas e marcou 8 gols e 15 assistências. Depois disso, ainda teve uma breve passagem pelo Dinamo Zagreb e ainda outra passagem pelo futebol chinês, mas sem sucesso algum.
Em 2018, nenhum clube o quis. Foi contratado pelo Sport em 2019 e disputou somente 13 partidas e marcando somente 1 gol, mas foi liberado após pouco tempo. No mesmo ano, voltou para a liga croata para jogar pelo Lokomotiva, mas novamente sem sucesso nenhum.
5) Sammir pé de rato, jogador de campeonato pequeno
Sammir não chegou nem perto de ser craque, e não foi nem um bom jogador. Só brilhou na Croácia pois o campeonato croata é um lixo, tanto que ele nunca se destacou nas competições internacionais. Ainda assim, venceu 8 campeonatos croatas, 5 copas croatas, a Supercopa Croata de 2010 e a Copa Chinesa de 2015 (ele quem marcou o gol do título na prorrogação do jogo de volta, vencido por 1 a 0 fora de casa).
É um pé de rato? É. É um jogador ruim? Também. Mas nasceu aqui em Itabuna :3
O pódio dos maiores futebolistas itabunenses da história seria este aqui:
1. Léo Briglia (revelado pelo América-RJ, boas passagens pelo futebol itabunense, ídolo do Colo-Colo de Ilhéus, boas passagens pelo Olaria e pelo Fluminense e ídolo do Bahia)
2. Perivaldo (revelado pelo Itabuna Esporte Clube, ídolo do Bahia e do Botafogo, teve passagem pelo Palmeiras e foi vice campeão brasileiro e carioca com o Bangu, sendo reserva)
3. Alan Bahia (Ídolo do Atlético Paranaense, com passagens fracassadas pelo Japão, Catar e outros clubes do futebol brasileiro)
4. Gerson Sodré (Ídolo do Itabuna Esporte Clube que teve passagens pelo América-RJ e Guarani e que é ídolo da Portuguesa e do Ceará)
5. Sammir (Revelado pelo Atlético Paranaense com passagem nas categorias de base do Atlético Mineiro, brilhou no futebol croata)
Espero que tenha mais futebolistas itabunenses brilhando mundo a fora em breve.



Comentários
Postar um comentário